top of page

What you see - Deshaun Watson (Traduzido)


Eu costumava fingir que eu era J.J. Redick.

É engraçado quando penso nisso agora - como, por um segundo, eu pensei que seria um jogador de basquete. Quando eu era criança, se eu não estava jogando futebol americano, você provavelmente poderia me encontrar em uma quadra de basquete em algum lugar, fazendo arremessos, fingindo que era o “March Madness” e eu estava jogando para o Coach K da Duke.

Três segundos no relógio. Perdendo por dois. Campeonato Nacional na linha. Eu saio de um screen e recebo um passe.

Não há tempo para um drible.

Eu puxo para cima e ....

CESTA!

Assim como o Coach K desenhou.

Eu vi Duke executar esse jogo para J.J. Redick um milhão de vezes, e ele sempre foi sensacional. Ele era meu jogador favorito. Eu modelei meu jogo depois dele porque eu era um arremessador, assim como ele. Nós dois jogávamos na posição 2 (SG). Nós dois usávamos o número 4. E Duke também era o time favorito da minha mãe. Então, para mim, a coisa toda foi mapeada perfeitamente.

Quando eu cresci, queria ser o J.J. Redick.

 

Se você não conhece minha história, eu cresci sem uma figura paterna em minha casa. Minha mãe era uma mãe solteira, trabalhando em vários empregos para criar seus quatro filhos. Durante a maior parte da minha infância, moramos em moradias do governo em Gainesville, na Geórgia, onde eu sempre jogava futebol americano e basquete com as crianças mais velhas, algumas delas traficantes de drogas e membros de gangues.

Então, quando eu tinha 11 anos de idade, depois que minha mãe passou centenas de horas fazendo voluntariado com a Habitat for Humanity, ajudando a construir casas para pessoas necessitadas, nossa família se qualificou para uma casa própria. Nós nos mudamos para uma casa Habitat novinha em folha que tinha sido fornecida pelo RB dos Falcons Warrick Dunn, através de sua caridade.

Essa é a parte da minha história que a maioria das pessoas conhece. Eu falei muito sobre isso porque foi um grande momento para mim e minha família. Foi o começo de uma vida melhor para nós.

Mas desde aquela época, tive muitos outros grandes momentos que mudaram minha vida para melhor. E muitas pessoas me ajudaram a formar o homem que sou hoje.

Quando eu tinha 14 anos, logo após minha primeira temporada de futebol em Gainesville High, consegui um novo treinador de Quarterbacks, Michael Perry. Eu estava saindo de uma temporada muito boa, e eu já tinha algumas escolas D-I mostrando interesse em mim.

A vida estava boa. Eu estava voando no jogo.

Então o treinador Perry me levou a um novo nível.

Ele me disse logo de cara que eu tinha talento, mas que eu também precisava de uma ética de trabalho para combinar com esse talento.

E o segredo dele era ... bem, ele não tinha um segredo.

Ele apenas me fez trabalhar duro.

Mas ele também me ensinou a trabalhar duro fora do campo. Ele me deu um notebook cheio de jogadas e esquemas defensivos para memorizar. Ele me fez acordar cedo e estudar vídeos duas horas antes da escola - e isso foi no período da off-season. Eu ia para o treino de basquete depois da escola, e depois para a casa do técnico Perry, onde ele me perguntava sobre audíveis e formações defensivas.

Quatro, às vezes cinco dias por semana, essa era a nossa rotina.

Quando eu conheci o treinador Perry, eu era um jogador de futebol.

Ele me transformou em um Quarterback.

Mas ele era muito mais do que apenas um treinador. Ele fez questão de me concentrar nos estudos na escola. Ele me aproximou de Deus. Ele me ensinou como ser homem. Ele era uma figura paterna para mim e entrou em minha vida numa época em que eu provavelmente precisava disso mais do que nunca.

Porque esse foi o mesmo ano em que minha mãe ficou doente.

Ela tinha ido ao médico porque estava lutando contra uma inflamação na garganta há muito tempo e não estava melhorando.

Mas o médico disse que ela não tinha inflamação.

Ela tinha câncer de língua.

Para obter tratamento, ela teve que ir para Atlanta, que ficava a uma hora de distância. Na maioria dos dias, por cerca de oito meses, ela ficou em Atlanta enquanto minha tia Sonia cuidava de mim, meus dois irmãos e minha irmã em Gainesville. Então, no meu segundo ano, além de não ter uma figura paterna em casa, eu também não tinha minha mãe.

É por isso que o timing do treinador Perry foi perfeito. Ele me redirecionou e mudou todo o meu estilo de vida no momento em que eu realmente precisava.

E sim, definitivamente houve momentos em que eu me cansei de estudar e queria ficar até tarde com meus amigos e ser um garoto do ensino médio.

Mas então eu pensava na minha mãe, e o quanto ela trabalhou por tantos anos para sustentar nossa família e nos dar uma vida melhor, e como eu estava reclamando de assistir a um filme ou estudar um playbook, ela estava em Atlanta lutando na mais dura batalha de sua vida e sendo mais forte do que eu pensava que alguém poderia ser.

Então eu pararia de reclamar e voltaria ao trabalho.

Minha mãe sempre pregou educação. Treinador Perry reforçou.

Dabo Swinney fez-me desejar isso.

Naquele mesmo período da off-season, quando comecei a trabalhar com o treinador Perry e minha mãe lutava contra o câncer, o treinador Swinney me ofereceu uma bolsa de estudos para Clemson. Foi a minha primeira oferta para a faculdade, e acho que foi quando tudo se tornou real para mim, sabe? Tipo, eu tive todos esses sonhos, mas agora eles estavam bem na minha frente. Tudo o que eu tinha que fazer era dizer sim ao treinador Swinney, e eu seria capaz de jogar futebol americano universitário, ter uma chance de chegar à NFL e obter uma educação universitária sem que minha mãe tivesse que pagar um centavo ou se endividar.

Apenas a possibilidade de ter educação gratuita me fez perceber que era uma grande oportunidade - e que grande responsabilidade - eu tinha diante de mim.

O que realmente me atraiu em Clemson foi o fato de que o treinador Swinney me disse que se eu fosse para lá, ele não recrutaria um Quarterback no ano seguinte. Ou o ano

depois disso.

Ele queria construir o programa ao meu redor.

Meu primeiro pensamento foi: Certo ... provavelmente vou ouvir a mesma coisa de Nick Saban e de todos os outros treinadores.

Mas eu sou grande em vibrações, cara. Grande em energia. Eu sou o tipo de pessoa que, quando eu conheço alguém, se a vibração não for certa, eu não vou manter contato. Eu vou me separar e não falar demais. Eu acho que sou muito bom em ler pessoas.

E eu estou dizendo a você… O treinador Swinney tinha vibrações boas.

Foi uma daquelas coisas em que, quando ele disse alguma coisa, e ele olhou nos seus olhos, você meio que sabia que ele estava falando sério, e que ele faria tudo o que estivesse ao seu alcance para cumprir.

Então eu queria ter certeza de que também iria entregar tudo para ele também. Eu me comprometi com Clemson - que foi a melhor decisão que já tomei - e trabalhei duro para concluir o ensino médio um semestre antes, para que eu pudesse chegar ao campus o mais rápido possível e ter a chance de jogar como um novato.

Uma das primeiras pessoas que conheci quando cheguei a Clemson foi Maria Herbst.

Ela era uma conselheira acadêmica. Eu a chamo de mamãe Maria. E assim como o treinador Perry me transformou em um Quarterback, a Mama Maria ajudou a me transformar em um estudante.

Quando a conheci, tinha acabado de me formar um semestre antes no ensino médio. E eu sabia que, se eu cuidasse dos meus negócios no campo, deixaria Clemson cedo também - para a NFL. Eu não queria ser um daqueles caras que são profissionais e esperam 15 ou 20 anos para voltar e terminar o curso, ou quem não volta.

Porque eu prometi a minha mãe que eu iria me formar.

Então eu disse a Mama Maria que queria me formar em três anos.

Eu acho que ela pensou que eu estava brincando, porque ela meio que riu e disse: "Bem, você vai ter que trabalhar muito para fazer algo assim!"

Mas eu estava falando sério.

Então ela disse: “O.K. Se você está realmente falando sério, você tem que me prometer que vai fazer o que for preciso. Porque isso não é algo que muitas pessoas poderiam fazer. ”

Eu a prometi, e então ela disse: "Bom, porque eu vou estar no seu rabo como se eu fosse sua mãe todos os dias."

E ela não estava mentindo.

Durante todos os meus três anos em Clemson, ela ficou em cima de mim. Eu estava tirando 20 créditos por semestre, mesmo no verão, quando o semestre é mais curto e os treinos são mais longos. Houve dias em que eu estava acordado às 4 da manhã para que eu pudesse tomar um banho e tomar o café da manhã antes do treino de 5:30. As aulas começavam às nove e, depois disso, nós estudávamos filmes de jogadas seven-on-seven.

Eu não chegava em casa até tarde da noite, e meu colega de quarto saia para curtir, e cara ... eu queria ir com ele, só para ir com meus amigos e ser um universitário.

Mas eu não podia.

Eu tinha dever de casa para fazer.

Mama Maria também era minha tutora, e havia definitivamente dias em que eu liguei para ela e disse a ela que eu não iria. Mas ela não aceitava.

"Não. É melhor você trazer sua bunda aqui. Temos trabalho a fazer!”

Com todos meus sucessos, fracassos e adversidades no campo de futebol, consegui manter o foco no trabalho escolar, e me formei em três anos.

Não haveria chance de eu ter feito isso sem a mamãe Maria.

Ela é a melhor.

Eu não acho que eu poderia ter elaborado meu último ano em Clemson melhor do que foi - se formar, ganhar um campeonato nacional e deixar a escola cedo para ser uma escolha no primeiro round da NFL. Foi uma história de contos de fadas, cara.

E eu não acho que esse ano teria sido possível se não fosse por alguns conselhos que recebi depois da minha temporada junior. Até hoje, por mais simples que seja, são alguns dos melhores conselhos que já recebi.

Veio de Cam Newton.

Eu conheci Cam em seu acampamento de seven-on-seven em Atlanta. Eu estava indo para o meu primeiro ano no ensino médio, e ele tinha acabado de ganhar um campeonato nacional em Auburn e foi redigido o número 1.

Ele estava fazendo todas as coisas que eu queria fazer, então eu definitivamente olhei para ele.

Depois do acampamento, Cam me escolheu para ser o Quarterback da equipe seven-on-seven All-Star que ele levaria para o Nacional da Flórida. Ele viajou até lá conosco, e eu tive a chance de conversar com ele um pouco e fazer uma conexão.

Ao longo dos anos, ele permaneceu em contato, enviando mensagens de texto comigo ou ligando para mim de vez em quando só para ver como eu estava, ou se eu precisava de alguma coisa.

Depois que perdemos o jogo do campeonato nacional para o Alabama no meu segundo ano, fiquei arrasado. Nós tínhamos chegado tão perto, mas ficamos aquém. Ao mesmo tempo, joguei muito bem e, mesmo perdendo o jogo, recebi muitos elogios.

Foi difícil saber como se sentir. Eu queria me sentir bem com o meu desempenho e com o amor que estava recebendo, mas no final do dia, perdemos, e esse é o pior sentimento do mundo. Eu lutei por alguns dias com como lidar com tudo isso.

Então Cam me mandou uma mensagem e me deu um simples conselho que realmente me carregou nos últimos anos.

Basicamente, ele me disse para não deixar os altos me deixarem muito alto ou os baixos me deixarem muito baixo. Tenha uma mentalidade equilibrada. Aceite o amor e o ódio. Porque quando você tiver sucesso, sempre terá quem ama você. Mas você também sempre terá inimigos.

E a única maneira de calá-los é vencer.

Eu realmente levei isso para o coração. Eu poderia facilmente ter entrado no meu penúltimo ano e desistido do meu objetivo de me formar cedo para me concentrar no futebol e ganhar um campeonato nacional. Mas eu não queria tomar uma decisão como essa em resposta ao fato de que perdemos. Eu queria ficar quieto, e a melhor maneira de fazer isso era confiar em mim mesma e focar nas coisas que eu vinha trabalhando tanto antes - futebol e estudos.

Com o conselho de Cam em mente - e com a ajuda de Mama Maria, dos meus treinadores e de todos os meus companheiros de equipe -, consegui obter meu diploma e conquistar o primeiro campeonato nacional de Clemson desde 1981, todos no mesmo ano. Eu saí da minha carreira na faculdade sabendo que tinha dado tudo o que tinha e que tinha conseguido tudo o que tinha a intenção de realizar.

Eu não podia sonhar com uma maneira melhor de sair.

 

Minha vida mudou muito desde que deixei Clemson e os Texans me recrutaram na primeira rodada em 2017.

As coisas ainda estão mudando. Ainda está melhorando. Mas há uma coisa que posso dizer com certeza.

Eu não cresci para ser o J.J. Redick.

Eu cresci para ser Deshaun Watson.

E a história de como me tornei o homem que sou hoje só pode ser contada através das histórias das pessoas que me ajudaram ao longo do caminho. Porque eu definitivamente não fiz isso sozinho.

Quando você me vê jogar aos domingos, não é só eu que você está vendo. Você também está vendo um pouco do Coach Perry, um pequeno Dabo Swinney, um pouco Maria Herbst, um pequeno Cam Newton.

E você está vendo muita minha mãe.

Sempre que estou machucado - pode ser uma ACL, uma articulação, minhas costelas, o que for - penso em como minha mãe lutou contra o câncer e bateu nele. Foi uma estrada difícil, mas ela está livre do câncer há alguns anos, e estou muito inspirado em como ela lutou e pela força que demonstrou em tudo.

Então, quando estou lidando com algo difícil ou doloroso, não importa o que seja, eu sempre penso, mamãe passou por coisas piores. Você consegue fazer isso.

Em tudo o que faço, tento lembrar que sou um reflexo da minha mãe e dos muitos outros que me ajudaram durante toda a minha vida. Eu quero fazê-los orgulhosos, porque eu não estaria onde estou hoje sem eles.

Recentemente, fiz uma parceria com a Reliant para organizar um jogo flag football, onde levantamos dinheiro para algumas organizações sem fins lucrativos e distribuímos bolsas de estudo para crianças do ensino médio. Isso é apenas uma maneira de levar tudo o que aprendi e impulsioná-lo - então talvez eu possa ser o um coach Perry, Dabo Swinney ou Mama Maria para algumas crianças.

E, ao mesmo tempo, como quarterback da NFL, eu posso ser o mesmo tipo de mentor que Cam Newton era para mim quando eu era um jovem jogador de futebol.

Eu quero deixar um legado no campo. Eu faço. Eu quero ser lembrado como um grande companheiro de equipe. Como um trabalhador esforçado. Como vencedor. Mas se eu não sou, e a única coisa que as pessoas lembram de mim é que eu era alguém que devolveu tudo o que ele recebeu dos outros e mais?

Eu estaria O.K. com isso também.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page